Gerenciar uma transportadora vai muito além do transporte de cargas e entregas para os clientes. Muitos desconhecem como são realizadas as operações, os profissionais que são envolvidos no processo e como é gerado o valor do frete.
No começo nada é muito fácil mesmo, mas com o passar do tempo ganha-se experiência. Entretanto, você saberia avaliar se sua empresa está indo pelo caminho certo? Confira aqui em nosso artigo de hoje.
1. Faturamento na transportadora
Um dos principais indícios de saúde empresarial é o faturamento. É preciso ficar atento aos indicadores financeiros, acompanhar de perto o fluxo de caixa, porque muitas empresas fecham as portas por falta de planejamento e gestão das finanças. A lucratividade para empresas prestadoras de serviços deve chegar a pelo menos 32% de acordo com especialistas na área.
Vender é importante, mas controlar os gastos também, é isso que permite que a empresa obtenha maior lucratividade. Portanto, quer saber se está no caminho certo? Olhe a contabilidade da sua empresa, o capital social e o fluxo de caixa.
2. Clientes satisfeitos
Você recebe feedback dos seus clientes, sabe se eles estão satisfeitos? Pesquisas de satisfação são muito importantes para medir a satisfação dos clientes. No entanto, para as transportadoras, é difícil garantir a satisfação visto que os clientes querem receber seus pedidos com rapidez e segurança.
Uma dica aqui é calcular muito bem o tempo de entrega da mercadoria e ainda acrescentar uma margem caso ocorra algum atraso. O cliente quando bem informado sobre o prazo fica naturalmente satisfeito se a entrega é realizada no prazo estipulado pela própria transportadora.
3. Novos contratos
Se sua empresa estiver sendo bastante procurada e assumindo novos contratos para transporte de cargas, você está no caminho certo. O reconhecimento e a procura são muito importantes para manter o serviço e aumentar a credibilidade da empresa, esteja sempre preparado para crescer.
4. Investimentos
Verifique se sua empresa está fazendo investimentos. Investir em veículos de qualidade e em bons funcionários é importante para manter o serviço. Entretanto, além disso, faça investimentos em CDB, fundos ou outros, verifique com o seu banco as melhores formas de poupar e investir e monte uma reserva para sua empresa, isso é muito importante na hora do aperto ou na hora de expandir seus negócios. Portanto, se você já começou a investir é sinal de que está no caminho certo.
5. Agilidade
Os gestores que se destacam são ágeis, ativos e práticos. Uma transportadora para ter sucesso precisa de gestores e colaboradores proativos e dispostos a adaptarem-se às circunstâncias exigidas pelo mercado. Se não for assim, como cumprir as etapas e os prazos de entrega com os clientes?
6. Menos falha
Ninguém quer errar, mas é sempre importante olhar as coisas de modo positivo. Aprenda sempre com as falhas e se hoje sua empresa está falhando menos, parabéns, esse é um bom sinal de que você está indo pelo caminho certo. Aprender com as falhas e trabalhar para que elas não ocorram novamente é sinal de que sua empresa amadureceu.