O que é a prevenção de perdas no processo logístico?

17 jun

Podemos dizer que, em qualquer ramo de atividade, perdas durante o processo produtivo é real e está suscetível a acontecer em qualquer negócio, seja na área comercial, seja com os diretores, área administrativa, entre outras ramificações que fazem parte da empresa. Diante desse cenário e para garantir que os bons resultados da empresa não sejam prejudicados, surgiu a Prevenção a Perdas na logística. Para entender melhor esse tema, vamos primeiro entender o que é entendido por perdas no varejo.

O QUE SÃO PERDAS?

Perdas, de modo geral, podem ser entendidas como interferências em todo ou em partes do processo logístico do produto que acarretem a redução do lucro, com base em avarias ou má gestão.

Essas perdas no varejo podem acontecer em vários setores diferentes, Entre as mais comuns estão:

– Perdas comerciais;

– Perdas de produtividade;

– Perdas administrativas;

– Perdas financeiras;

– Perda nas operações.

O QUE É A PREVENÇÃO A PERDAS?

A prevenção a perdas é um esforço em comum para reduzir qualquer tipo de perda de lucro para o negócio. Sendo um dos setores mais importantes a serem incluídos na estrutura da empresa, a prevenção a perdas atua combatendo a retenção de lucros e sua boa aplicação vai aumentar de forma considerável a receita da empresa.

COMO MEDIR PERDAS INCORRIDAS NO PROCESSO?

Primeiramente, é necessário entender que tipo de perda precisa ser “reparado” através de um inventário bem planejado, que facilite ao gestor saber o que se encontra na produção e o que está sendo feito. A partir daí, iniciar um processo de reparação junto à área responsável de prevenção a perdas.

Para pensar de forma estratégica na redução de perdas, é preciso:

– Treinar efetivamente a equipe que vai tratar das perdas;

– Realizar inventários periódicos dos processos da empresa;

– Usar e abusar da tecnologia para isso;

– Conhecimento efetivo sobre todas as áreas do negócio, desde a produção até a logística final;

– Unificando esses quatro conhecimentos, será possível contabilizar as perdas no varejo de modo a entender o quanto impactam e a sua origem no negócio.

COMO ELABORAR UM PLANO DE AÇÃO PARA PREVENÇÃO DE PERDAS?

Após a realização de todo o mapeamento do negócio na etapa anterior, que é a elaboração de inventário e mapeamento das etapas do processo produtivo, é a hora de elaborar um planejamento estratégico para sanar todo e qualquer déficit empresarial. Abaixo, veja alguns pontos:

– Tendo feito o mapeamento, observar todos os pontos possíveis de perdas no processo de produção que irão causar danos ao negócio;

– Previna fraudes com os fornecedores ou erros com um sistema mais formalizado das entregas efetuadas;

– Evitar desperdício de estoque através do inventário criado;

– Corrigir falhas no processo administrativo e descobrir perdas de oportunidades são ótimos meios de contribuir com a prevenção a perdas na logística.

Através de um sistema integrado e eficiente, você consegue unificar de forma simples e dinâmica todas essas informações acima, contribuindo para o sucesso financeiro da empresa. Nós trabalhamos com sistemas de hardware de rastreamento, sistemas para aumentar seu desempenho logístico juntamente com softwares que vão facilitar sua gestão na empresa. Acesse agora nossa página de serviços e solicite um orçamento para seu ramo.

Relacionadas

Leitores também acessaram: