Gestão de motorista: como treinar e gerenciar motoristas pode garantir a segurança da frota.

Gestão de motorista: como treinar e gerenciar motoristas pode garantir a segurança da frota.
26 jan

Muitos gestores de frotas buscam solucionar os problemas de suas empresas através da implementação de tecnologias e sistemas, como rastreamento veicular, telemetria, cartões de combustível e sistemas de controle de pneus e manutenção. Confira neste artigo como implantar uma gestão de motoristas.

É claro que investir em tecnologia e utilizar um software é fundamental, sem sistemas de rastreamento, controle de combustíveis e manutenção, o gestor de frotas estará cego, sem saber o que está acontecendo com sua frota em termos de operação e custos. É preciso ter uma equipe comprometida e focada na melhoria contínua das operações. Se a postura dos funcionários não for de engajamento, não haverá resultados. 

Dessa forma, treinar a equipe é fundamental. Como já mencionado em outros artigos, o estilo de condução dos motoristas está diretamente relacionado aos principais custos operacionais, como combustível, pneus, manutenção, depreciação e indisponibilidade. 

Neste artigo iremos deixar mais claro a importância de treinar e gerenciar seus motoristas. 

 

Por que você deve implementar uma gestão de motoristas

 

Capacitar os motoristas é uma maneira eficaz de diminuir acidentes, multas e despesas com a frota, além de melhorar a imagem da empresa. A forma como os motoristas dirigem têm impacto direto em 76% dos custos operacionais, incluindo combustível, manutenção, pneus, depreciação e indisponibilidade. Treinando-os para dirigir de forma econômica, por exemplo, é possível diminuir esses custos e aumentar a eficiência da operação. 

Quando se trata de segurança, estudos mostram que mais de 50% dos acidentes são causados por imprudência dos motoristas e 90% são motivados por erros humanos. Treinar os motoristas pode diminuir os acidentes e aumentar a segurança da operação, o que também resultará em redução de custos. 

Além disso, os motoristas precisam conhecer as regras de trânsito e como se comunicar com os clientes, para evitar problemas de imagem para a marca. Muitos gestores acreditam que contratar motoristas experientes resolve esses problemas, mas todos os motoristas, sejam iniciantes ou experientes, têm potencial de melhoria. 

Por isso, é importante treinar todos os motoristas da empresa e não descuidar desse assunto. Educando os motoristas, é possível promover uma direção mais segura, consciente e econômica, o que resultará em redução de custos e aumento da satisfação da equipe. 

 

Como manter sua equipe focada pós treinamento 

 

Frequentemente, os motoristas seguem as técnicas de direção aprendidas durante o treinamento, mas depois de algumas semanas, eles voltam aos antigos hábitos. Para evitar isso, é importante motivar os motoristas a colocarem em prática tudo o que foi ensinado, e uma boa forma de fazer isso é criar políticas de incentivo dentro da empresa.

Sistemas de pontuação e ranking de motoristas, bem como sistemas de telemetria veicular, permitem que os gerentes tenham dados sobre o modo de condução dos motoristas, gerando relatórios de desempenho e identificando quem está seguindo as técnicas ensinadas e quem está retornando aos maus hábitos antigos. Com base nesses relatórios, é possível premiar os motoristas que se comportam melhor, incentivando todos a melhorar o desempenho. 

Gostaria de saber mais sobre como você pode aperfeiçoar sua gestão de motoristas? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em tirar suas dúvidas e atender suas necessidades.

 

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