Como aplicar a inteligência logística no seu negócio?

Atlas - Inteligencia Logistica
14 fev

É fato que a logística sempre foi uma grande preocupação para as empresas. Saber como evitar grandes custos com transporte, armazenagem e distribuição de seus produtos é algo que deve estar sempre presente na vida do empresário.

Mas qual o conceito de logística? Isso vamos aprender logo mais adiante e como você pode aplicar a inteligência logística no seu negócio.

A logística se trata da gestão das atividades de transporte, distribuição e armazenagem de produtos, matérias-primas, produtos, alimentos e tudo o que precisa ser embalado e transportado.

Ela cuida desde a saída do produto da fábrica ou da distribuidora até a chegada ao consumidor final. Ela possui algumas etapas para que possa ser desenvolvida.

É preciso pensar primeiramente no transporte e distribuição. Nessa primeira etapa, algumas decisões são tomadas com base em como o produto será transportado.

Se haverá uma terceirizada, se os produtos serão entregues em caminhões ou carros de viagem, a forma como ele será entregue, se vai ser a uma fábrica ou em pequenos pontos. Tudo isso é revisado nessa etapa.

Em segundo lugar temos que pensar na gestão do estoque e das compras. Aqui nós desenvolvemos a organização do estoque.

Criamos um balanço do que precisamos ter no estoque, o quanto de matéria prima é necessária para produzir tal produto de modo que não haja desperdícios.

A logística é muito preocupada com otimização de tempo e estoque a ponto de evitar qualquer tipo de gasto desnecessário.

Uma terceira etapa envolve a armazenagem do produto.

Nesta terceira etapa nos preocupamos com a forma como o produto será armazenado, será guardado dentro no estoque de modo que ele não se desgaste, seja muito bem preservado para evitar avarias.

Agora respondendo à pergunta: “Como aplicar a inteligência logística no meu negócio?”

Primeiro de tudo, tenha em mente que a logística empresarial é um poderoso artefato que irá otimizar os seus processos envolvendo a cadeia de suprimentos de sua empresa trazendo redução de custos e otimização nos custos da produção.

Faça um mapeamento de como funciona hoje o processo de processo logístico na empresa.

Entenda como o produto sai da sua fábrica, como ele é entregue, o quanto de tempo e dinheiro é gasto com o transporte, como ele é armazenado no trânsito e como é o movimento até que o produto chegue no caminhão.

Verifique também a forma como é armazenado o produto depois de pronto, verifique a temperatura, se está adequada, se afeta a matéria prima e se está tudo muito bem armazenado.

Analise o resultado do mapeamento e comece a pensar em como você pode melhorar esse trajeto, por exemplo, você analisou o transporte e viu que se comprar um caminhão vai conseguir armazenar mais produtos e diminuir o gasto com gasolina.

Se atente ao quanto de desperdício sua empresa está tendo com produtos que passam da validade ou são deteriorados. Estude o quanto de matéria você precisa durante os muitos períodos do ano, a partir daí, monte um inventário para saber o quanto você vai precisar gastar com produtos.

Faça uma média de desperdício considerando o mesmo período dos anos anteriores e deduza essa média do valor da compra dos produtos.

São com pequenas ações de análise que você chega a um excelente desempenho, os detalhes fazem total diferença na hora de reduzir custos.

Acesse nosso catálogo de serviços, são todos pensados na sua necessidade de economizar e vem conferir mais dicas acessando nossos demais conteúdos.

Relacionadas

Leitores também acessaram: