A melhor forma de fazer gerenciamento de risco no transporte de carga

gerenciamento de risco
31 jan

Temos a compreensão de que gerenciamento de risco nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias feitas a fim de identificar, conduzir, administrar e prevenir os riscos inerentes ao transporte. 

Através da aplicação de uma metodologia de trabalho coordenada, o gerenciamento de risco no transporte de carga pode atuar em diversas situações de dificuldade, como rodovias ruins, roubo de cargas ou escassez de mão de obra qualificada. 

Para que seu produto chegue até o destino final intacto e com agilidade, é necessário traçar um gerenciamento de risco. No artigo de hoje, iremos te mostrar como fazer seu gerenciamento da melhor forma possível! 

 

Conte com a ajuda da tecnologia de gerenciamento de riscos

 

Utilize um software que esteja de acordo com sua abordagem de gerenciamento de risco no transporte de carga e que cubra todos os aspectos do transporte, incluindo manutenção, planejamento de rotas e supervisão dos procedimentos executados pela sua empresa.

Para as empresas que enviam ou recebem cargas, é recomendável usar um programa de gerenciamento de fretes. Esse software ajuda a controlar todas as etapas do transporte, incluindo a busca por preços, agendamento eletrônico de coleta, rastreamento em tempo real das entregas e verificação de contas para evitar problemas financeiros.

 

Implementação de medidas de controle de riscos

 

A implementação de medidas de controle de riscos pode ser feita de diversas maneiras diferentes. Listamos 6 processos que você pode começar a utilizar, confira abaixo: 

  1. Identificar os riscos: faça uma análise de riscos para identificar as ameaças que podem afetar a segurança e a eficiência da frota;
  2. Priorizar os riscos: classifique os riscos identificados com base na sua gravidade e probabilidade de ocorrência;
  3. Desenvolver planos de ação: desenvolva planos de ação para mitigar ou eliminar os riscos prioritários;
  4. Treinar o pessoal: ensine aos motoristas e ao pessoal da frota sobre as medidas de controle de riscos e sobre como evitar acidentes e incidentes;
  5. Monitorar e avaliar: monitore continuamente a frota e as medidas de controle de riscos implementadas para avaliar sua eficácia e identificar necessidades de melhoria;
  6. Revisão periódica: faça uma revisão periódica das medidas de controle de riscos implementadas para garantir que ainda são adequadas e eficazes.

 

Treinamento e conscientização dos funcionários sobre riscos de transporte de carga

 

Contratar funcionários qualificados e com experiência é muito importante para que o transporte de carga seja feito de maneira correta, mas entenda que a empresa também é um pilar imprescindível para o desenvolvimento desse colaborador. 

Sempre que possível, ofereça treinamentos e atualizações para o motorista, assim sua experiência pode se expandir e diminuir os riscos de acidentes ou imprevistos na estrada. Caso aconteça algo inesperado, o motorista vai estar preparado para lidar com a situação da melhor maneira possível. 

É necessário pontuar sobre a importância da regularização da CNH do motorista contratado. Não se esqueça de verificar se o colaborador possui pontos na carteira por infrações, afinal, isso pode te causar muitas dores de cabeça no futuro. Esse é um fator imprescindível no gerenciamento de risco.

 

Contrate um seguro de carga

 

Empresas que não protegem suas mercadorias com um seguro de transporte podem sofrer prejuízos financeiros significativos, não apenas devido à perda da carga, mas também pelas indenizações devidas aos clientes afetados. Portanto, investir em um seguro de transporte é uma boa medida de proteção.

 

Contrate bons fornecedores logísticos

 

Contratar transportadoras confiáveis é fundamental para garantir que a mercadoria seja transportada de maneira adequada e sem problemas. É importante que exista uma boa relação entre o embarcador e o transportador, pois isso beneficia ambas as partes.

Quando uma transportadora oferece um serviço de qualidade, ela consegue fidelizar seus clientes e é recomendada no mercado. Isso diminui as chances de haver divergências entre o contratante e a transportadora e evita prejuízos nas vendas. Além disso, um transporte bem feito, garante a segurança e qualidade dos bens transportados.

Gostaria de saber mais sobre como fazer seu gerenciamento de riscos? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar. 

 

Relacionadas

Leitores também acessaram: