O transit time se apresenta como um conceito fundamental no âmbito da logística. Basicamente, trata-se de uma métrica que busca fazer o tempo de coleta e entrega de um produto ser encurtado, levando assim todos a ganharem com isso: a transportadora, a empresa fornecedora do produto e o consumidor final.
Você gostaria de saber mais sobre esse conceito? Continue a leitura.
O que é Transit Time?
É um importante conceito do mundo da logística. Ele surgiu em decorrência do desenvolvimento da logística, bem como do mercado e do consumo. Basicamente, podemos compreendê-lo como o intervalo temporal levado entre a coleta e a entrega de uma remessa ou produto. Com outras palavras, corresponde ao tempo levado para que uma transportadora colete a remessa e a entregue ao seu destino.
Qual a sua importância para o crescimento seguro da empresa?
O transit time é mais do que apenas um conceito, vale dizer. Hoje, se apresenta como uma importante ferramenta de gestão, uma vez que a partir dela podemos entender melhor se uma entrega será feita dentro do tempo considerado ideal.
Por exemplo, ter ciência de que um produto será entregue entre 10 e 15 dias é fundamental para que sua empresa não tenha suas vendas afetadas, reduzindo assim seu lucro. Essa informação é ainda mais importante caso os produtos sejam alimentos perecíveis.
Mas como isso pode influenciar nas vendas da empresa? Digamos que uma empresa comprou um produto que foi lançado recentemente no mercado e que seus clientes estão ansiosos para comprá-lo. Então, nesse caso, se o produto chegar no tempo estabelecido, ou seja, no transit time esperado, a empresa poderá vendê-lo e, assim, lucrar. Todavia, caso isso não ocorra, a concorrência é quem poderá se dar bem.
Por isso, é importante considerar o transit time da transportadora. Além disso, nesse sentido, cabe destacar que os clientes antes de realizar a compra de um produto, em uma loja online, digamos, eles consideram o transit time da transportadora. Quanto menor for, melhor será para a empresa e para o cliente, que optará por realizar suas compras nela.
A transportadora tem, assim, uma missão especial de reduzir o transit time para que seus clientes (empresas) alcancem seus objetivos e, assim, obtenham destaque no mercado.
Afinal, como reduzir o transit time?
Para reduzir é essencial considerar algumas questões, como:
• Em primeiro lugar, é importante fazer a coleta assim que o produto for embalado, assim você pode reduzir o tempo de entrega;
• Invista em cursos de capacitação ou treinamento para que seus colaboradores entendam a importância do transit time não apenas para o crescimento da transportadora, mas de seus clientes;
• Adote uma tecnologia de gestão, que possibilite à sua transportadora gerir de forma eficiente, produtiva e econômica o seu transit time e a logística das entregas de uma forma geral.
Gostou deste conteúdo e ficou interessado em ler mais como este? Então, que tal acompanhar as publicações em nosso blog. Aproveite esta excelente oportunidade.